RTWebsiteHeader.png

Junta de Freguesia de Rio Tinto recebe reconhecimento do Selo Comunidade Pró Envelhecimento.

Galardão atribuído pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

2020 10 01 Selo Comunidade Pró Envelhecimento

 

Selo Comunidade Pró Envelhecimento pretende reconhecer e distinguir as Comunidades portuguesas, cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida. 

A Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) perspetiva as Comunidades como contextos de vida de excelência para a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com o objetivo último de construirmos uma sociedade coesa, equitativa, inclusiva, saudável e segura, que promova o bem-estar e a contribuição cívica de todos os cidadãos, durante todos os momentos do ciclo de vida.

​ As Comunidades candidatas ao Selo Comunidade Pró Envelhecimento foram avaliadas pelas suas políticas, programas, planos estratégicos e práticas relativos à promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.  

A candidatura da Junta de Freguesia de Rio Tinto foi efetuada através de uma Checklist Comunidades Pró Envelhecimento  que pretende ser, simultaneamente, uma lista de verificação e um instrumento de melhoria, estimulando a autoavaliação das Comunidades acerca das suas estratégias, práticas, e atividades em matéria de envelhecimento saudável e bem-sucedido, assim como o desenvolvimento e implementação de planos de ação e melhoria de práticas futuras neste âmbito.

O processo de candidatura ao Selo Comunidade Pró-Envelhecimento requer que a Comunidades candidatas, apresentem evidências e exemplos concretos de boas práticas implementadas no terreno. O Selo Comunidade Pró Envelhecimento é atribuído a todas as Comunidades que obtenham um total de 56 pontos, no preenchimento da Checklist. 

Hoje, dia 1 de outubro de 2020, Dia Internacional do Idoso, foi atribuído o selo “Comunidades Pró Envelhecimento 2020/2021” à Junta de Freguesia de Rio Tinto, cujas políticas, programas, planos estratégicos e práticas demonstram um compromisso forte e efetivo com a promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida.

Objetivos:

  • Distinguir as Comunidades portuguesas que implementem boas práticas ao nível da promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, com qualidade e inovação, e que representem um valor acrescentado para a sociedade, com reflexo direto no bem-estar das comunidades.
  • Identificar e disseminar boas práticas de promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, na expectativa de que as práticas identificadas possam ser replicadas e/ou constituir um incentivo para o desenvolvimento e construção de Comunidades pró-envelhecimento em todo o território nacional.
  • Apoiar e promover a Campanha Comunidades Pró-Envelhecimento, estimulando trajetórias positivas de desenvolvimento e ajudando as Comunidades e as comunidades de cidadãos a olharem para si mesmas do ponto de vista do envelhecimento saudável e bem-sucedido. 
  • Promover a mensagem de que o envelhecimento saudável e bem-sucedido é fundamental para o desenvolvimento saudável de Portugal e para o bem-estar de todos os cidadãos, por razões de ordem ética, prática e económica, e fomentar a melhoria e qualidade das ações para a sua promoção.
  • Demonstrar as vantagens e os benefícios, para as autarquias, da aplicação de boas práticas de promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido, encorajando o apoio público a novas e criativas abordagens que permitam às comunidades de cidadãos envelhecer de modo saudável. 
  • Combater o idadismo e contribuir para uma sociedade inclusiva e equitativa do ponto de vista social, político e económico, independentemente da idade dos cidadãos.
  • Incentivar as autarquias e as comunidades a trabalharem conjuntamente e em parceria para gerirem as matérias relativas à promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido.
  • Promover o papel dos Psicólogos na promoção do envelhecimento saudável e bem-sucedido ao longo de todo o ciclo de vida

 

Porque RIO TINTO SOMOS TODOS NÓS, Rio Tinto Somos Seniores!

 

0
0
0
s2smodern