RTWebsiteHeader.png

JF Rio Tinto homenageia simbólicamente Fina d' Armada na data do 5º aniversário da sua morte

A Junta de Freguesia de Rio Tinto prestou uma simbolica homenagem à professora e escritora Riotintense Fina d' Armada, no dia 7 de março, dia do 5º aniversário da sua morte.

Relembre-se que Fina d' Armada tem uma placa e uma árvore de homenagem no jardim ao lado do edifício principal da Autarquia. Assim, neste dia, substituiu-se a placa original que se encontrava já com sinais de degradação do tempo por uma nova de modo a perpetuar a homenagem merecida e singela de Rio Tinto a esta personalidade da nossa terra.

Para quem não teve oportunidade de conhecer, Fina d’Armada foi:

2019 03 07 Fina d Armada

"Uma investigadora da História das Mulheres desde 1970. Autora de 1033 artigos em 38 periódicos, a maioria ilustrados por Claro Fângio, tendo publicado o primeiro artigo feminista em 14 de fevereiro de 1972 no “Jornal de Notícias.

Escreveu 15 obras individuais e 40 em co-autoria em Fenomenologia, História das Mulheres, História Local e Descobrimentos (cinco traduzidas para espanhol, francês, italiano e inglês). Co-autora das Monografias de Rio Tinto e Fânzeres, entre outras notícias”.

Foi homenageada pela UMAR, em 2010. Em 24 de Julho de 2010, a Câmara de Caminha condecorou-a com a medalha de Mérito Dourada «por uma vida inteira dedicada às letras, às mulheres e à singularidade de fazer a diferença».

Homenageada também no dia 6 de julho de 2013, pela cidade de Rio Tinto, onde foi inaugurada uma placa de homenagem e plantada uma árvore, junto ao edifício da Junta de Freguesia de Rio Tinto.

 Faleceu a 7 de março de 2014, tendo sido enterrada no Dia Internacional da Mulher. Postumamente, foi homenageada pelo Clube Unesco da Maia, Universidade Sénior de Caminha e pela Freguesia de Riba de Âncora, entre outras instituições."

 

 

 

2019 03 07 Homenagem à Fina d Armada 7 cópia

0
0
0
s2smodern